Processo de montagem de mangueiras e terminais Hidrau Máquinas atinge fator de segurança oito vezes maior do que o estipulado pela rígida norma pull test

novembro 1, 2017
Case

Em Abril de 2017 a equipe Hidrau Máquinas foi acionada pela GE para participar de um processo de qualificação de fornecimento de mangueiras e terminais para linhas de ar e combustível de projeto de locomotivas. Para isso foi necessária a comprovação da qualidade dos nossos produtos através de diversos testes, entre eles a aprovação no Pull Test, baseado nas normas construtivas do cliente. Além do ensaio padrão foram feitas amostras com objetivo destrutivo para analisar a capacidade e a qualidade do processo de montagem de mangueiras e terminais Hidrau Máquinas.

O que é o Pull Test?

É um ensaio de tração axial e transversal que submete um corpo de prova a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até sua ruptura. O Pull Test em questão levou o corpo de prova (conjunto montado mangueira e terminal) a uma carga axial e transversal de 300lbf (1,334kN) e posteriormente foram avaliadas as condições estruturais e a estanqueidade do conjunto.

Resultados alcançados

Todos os corpos de prova selecionados para os ensaios não destrutivos alcançaram com excelência o objetivo, todos os conjuntos montados sofreram ação de uma carga axial e transversal e não tiveram nenhum comprometimento em suas estruturas e nenhum vazamento quando colocados em testes hidrostáticos. Os corpos de prova selecionados para o ensaio destrutivos passaram com fator de segurança de mais de oito vezes o estipulado pelas normas do Pull Test. A Hidrau Máquinas foi a única empresa no Brasil a realizar esse tipo de ensaio estrutural em mangueiras e conexões hidráulicas e teve total êxito nos resultados, aprovando assim o processo de qualificação e se tornando apta ao fornecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter